terça-feira, fevereiro 04, 2003

Teoria da Conspiração Familiar



Semana passada a casa foi beneficiada com a tranquilidade e alegria de todos...o motivo para o fim provisório das tradicionais discussões foi a viagem de 1 dos 3 irmãos e de um dos pais (ou seja, minha irmã mais nova e minha mãe). Dois grandes conceitos, que por mais importantes e magnânimos que sejam, podem acarretar em pequenos problemas domésticos como nossos constantes conflitos familiares... Os dois são a Conspiração ,que consiste em tramar em conjunto algo contrário aos interesses de outrem, e o Instinto animal de defesa (ou sobrevivência) que na natureza pode corresponder à fuga ou (no caso dos humanos em geral) à agressividade.

A conspiração é a base de tudo...quando estamos os 3 filhos juntos...sempre 2 acabam se juntando para implicar com o terceiro... e não é sempre o mesmo par...há traições! hehe agimos em função de nossos interesses...num minuto mudamos de parceiro (=cúmplice), é claro que os conflitos vão evoluindo, amadurecendo, as razões se transformando, as tramas se tornam mais complexas, quase que cinematográficas!

A segunda parte do conflito é a reação, a defesa. Aí nosso instinto animal fala mais alto, respondemos rapidamente à qualquer acusação, que seja se defendendo, ou passando a batata pro parceiro! (traição de novo!) Claro que mais uma vez observamos evoluções, no início a defesa era de natureza física.. (resumindo, caíamos na porrada), mas com o tempo os socos e pontapés foram dando espaço aos xingamentos...e assim por diante até a argumentação (que alonga demasiadamente o conflito).

A origem dos problemas está no heterogenismo (o cão tá fora...ele aceita tudo. Somos 5). E durante o breve momento de reunião familiar, deixamos os interesses frequentemente se exaltarem, tomando o lugar dos princípios pelos quais devemos zelar, para um dia poder honrar e corresponder com a definição verdadeira de Família.
- Israel Son - 18:29




rene.borges@globo.com This page is powered by Blogger.