quarta-feira, fevereiro 12, 2003

Wê, ôurselves ãnd júst ús!



Brasiliero por mais que viva criticando sua nação, tem orgulho de dizer que é brasileiro quando sai do país. Somos extremamente solidários entre nós mesmo e adoramos nossa densa e vasta cultura!
Mas hoje, enquanto esperava na fila do banco pra pagar o DuDa (de 1a habilitação), fui vítima de um surto de ignorância, vindo de uma mulher atrás de mim que ao se despedir da pessoa com quem falava ao celular, pronunciou as letras "O.K.". Mas ela não o fez da maneira normal "óquei", ao invés de pronunciar como todo mundo, da maneira anglicana, ela prefiriu "aportuguesar" a palavra e dizer "ó-cá", ou seja, O e depois K... Por mais inocente que possa ter sido, senti uma certa coceira na língua, devido à extrema vontade de mandar a mulher pra PQP! Porra... a palavra vem do inglês, todo mundo fala de um jeito, e a dona vai se meter a abrasileirar...era só terminar com "tudo bem", "certo", ou até mesmo "aham"! Querem rejeitar a cultura americana, então rejeitem direito! Querem a idolatração da cultura brasileira, então façam-na corretamente!
Essa coisa de que devemos mandar tudo que é americano pro espaço, para melhor emergir a cultura nacional é ridícula! Estamos na era de globalização intensa, o intercâmbio não pode ser evitado..ao contrário, devemos coletar de cada nação o que tiver de melhor, podendo um dia ser um motivo de inveja para os outros países!
Durante o mês de outubro, vi cartazes que diziam "Abaixo ao Halloween, viva a cultura nacional!" Porra!! Imagine que estímulo teria o comércio, se esta festa fosse mais explorada, todos saindo pra festejar, gastando e se divertindo...mas não, ao invés disso o dia 29 de outubro não passa de um dia comum. A Páscoa não foi criada no Brasil, o Natal também não...e rendem muuuuuuito! Até o nosso mundialmente conhecido carnaval não foi criado no Brasil...acho que foi criado por vikings algo assim e significa "festa da carne"! Faz parte da nossa tradição comer carne no carnaval? (sem duplo sentido).
Por esses e muitos outros motivos, sinto raiva de alguns ignorantes metidos a nacionalistas... Abaixo à ignorância isso sim!
Se querem demonstrar esse grande amor cego pelo Brasil, comecem por abrasileirar aquilo que temos de mais forte, o futebol! Vamos à partir de agora só jogar pébola! Pelo menos temos um bom motivo pra nacionalizar esse esporte, somos os melhores..os únicos tetra e penta campeões, as grandes lendas vivas, pois bem "à partir de agora Mundo, o nosso esporte se chama pébola! Algum penta-campeão pra reclamar? Ninguém? Então, que assim seja!"
- Israel Son - 12:16




rene.borges@globo.com This page is powered by Blogger.