quinta-feira, junho 05, 2003

"Quem dá mais?"



Suponho que todos já tenham brincado de "telefone sem fio" quando pequenos, ou algo com outro nome, onde o primeiro diz algo, aí o segundo repete pro terceiro, o terceiro pro quarto e aí por diante...Até que o último tem que dizer o que ouviu...e fala algo que não tem nada a ver com o que o primeiro disse no começo... Bem, assim funciona o princípio dos boatos...Como um grande "jogo do telefone sem fio". Na minha cabeça as pessoas procuram sempre o sensacionalismo, por isso os boatos vão crescendo involuntariamente. Escutam alguma coisa, mas na hora de passar adiante a informação, não basta dizer o que ouviu, adiciona alguns temperos de sua própria imaginação e acaba criando algo maior, mais bonito, mais legal, mais excitante..mais, mais, mais...algo mais personalizado. Às vezes temos consciência de que tudo aquilo parece uma grande mentira, mas mesmo assim...é sensacional!
- Eu ouvi dizer que foram 17.
- Ah, eu achei que fosse 27, mas deve ser 17 mesmo..
- Opa, 27, sério?
- Não tenho certeza
- Claro que tem! deve ser 27 mesmo!
- 35 talvez.
- É verdade! eu ouvi algo como 35 ou 45 mesmo.
- Exatamente.
- Sinistro saber que foram 52...
- É, nunca iria pensar que chegariam aos 60 um dia.
- Realmente, 70 pra mim estava fora da realidade!

Eu ouvi uma vez que camêlos ficam semanas sem beber, e quando o fazem, bebem uns 100L de água. Hoje ouvi na televisão que camêlos podem beber até 120L de água. Parece um leilão:
- Alguém me diz 130? 130 alguém? Vou fechar em 120! 120 uma ! Ninguém?
- 130!
- 130 litros de acordo com aquele senhor! 130 uma !... 130 duas ! 130 três ! Está decidido: camêlo bebe 130 litros de água.

- Israel Son - 15:22




rene.borges@globo.com This page is powered by Blogger.