domingo, agosto 31, 2003

O anti-herói, um tanto quanto heróico.



Ontem já estava tudo programado, como seria esse dia de hoje e como eu escreveria por aqui um post com o título "O dia do herói". O texto seria em homenagem ao meu amigo que não gosta de judeus, o famoso herói-poeta (e anti-semita) Tito Lívio. Então, mas aconteceu que infelizmente (ou felizmente...vão entender porque), nada do que fôra previsto aconteceu hoje. Na verdade tudo aconteceu, só que não do mesmo jeito que o esperado. Por isso o "herói" acabou virando um "anti-herói um tanto quanto heróico". Vou explicar logo o que aconteceu.
Fui eu então, como previsto, participar da VII Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro (vamos chamar de 7MM pra simplicar). Estava lá com meus colegas aguardando a largada trajando aquele short ridículo de corredor. (Era "short de corredor" no começo...mas desde que passei à posição de anti-herói virou "short ridículo de corredor"). Tinha me preparado e tudo mais..havia corrido longas distâncias, descansado e tudo mais. Mesmo assim, já larguei mal. Sentindo dores estranhas na altura do fígado. As dores foram aumentando e quando chegamos em 6km...eu não aguentava mais!"Que vexame, que decepção, treinei e essa dor de outro mundo não vai embora"...comecei a andar...e dali 2 minutos voltei a correr...Mais uns 3Km e parei de novo...foi assim ao longo da corrida toda. Passei 2 horas e 20 correndo com uma dor absurda na região abdominal. Por sinal, são 19h e ainda está doendo. Foi então que chegando em casa, descobri o motivo de tantas dores. GASES! Comi essa feijoada ontem no almoço e depois na janta de novo. Mas me esqueci completamente. Treinei mesmo pra prova, treinei tanto que não estou sentindo dores musculares. Mesmo assim, a inexperiência falou mais alto. Comi feijoada no dia anterior! Que ingenuidade. Então...aí está um motivo do porquê de ter passado de herói pro anti-herói. Agora, um tanto quanto heróico sim. Tinha em mente uma corrida tranquila (porqu treinei pra isso) e me deparo com um sofrimento inacabável. Isso é algo heróico. Tem aquela frase no manual da meia maratona ("Manual? Mas não tem só que correr? Pra que manual?"). Isso, tem um manual e nele a frase, bem no finalzinho: "Lembre-se bem, faça da corrida uma superação pessoal e não um ato heróico." Que ironia.
Mas não acaba por aí, a 7MM foi só uma "superação pessoal", o ato heróico é a coisa toda. Bem, eu me inscrevi no Enem também. Isso, no mesmo dia. Aconteceu então que com muitas dores e bla bla bla, a minha 7MM terminou ao 12h20, e a prova do Enem começava às 13h. Ou seja, eu tinha 40 minutos pra rastejar até em casa (todo quebrado), tomar banho e correr pro Enem (correr mais??)...e foi o que fiz. Quando cheguei no prédio o relógio do porteiro marcava 12h35, quando saí de casa (trocado, de banho tomado, com RG, Gatorade e sanduíche na mochila), o relógio do porteiro marcava 12h42. Corri até a prova, consegui chegar à tempo. E eis o melhor, comecei a prova tranquilo e mais uma vez o "anti-herói" retorna em cena. Quase desmaiei...do nada mesmo. Aí fiquei pálido, comecei a suar. Puff. Hipoglicemia severa. Fiquei 15 minutos com a cabeça entre as pernas...respirando. Depois saí da sala, deitei no chão do corredor. E lá fiquei...no meio da prova. Depois de 40 minutos passou. Voltei pra sala, comi meu sanduíche e fiz uma excelente prova. Todos os funcionários do prédio vieram falar comigo. Mediram minha pressão. Estava em 11 por 7 (depois que eu melhorei)..nada demais. Todo mundo me chamando de maluco. "Ah, que isso gente...eu não mereço tanto. Vocês são muito gentis." Ouvi até um cidadão dizendo pro outro "Correu a meia-maratona agora?? E veio fazer prova? Guerreiro..". Guerreiro que nada. Resposável! haha. Bem, adoro essas coisas. Quando tudo dá errado, mas no final você fica vivo pra contar história. Agora fala se não é verdade, fui ou não fui o Anti-herói um tanto quanto heróico mais heróico que já conheceu?



:: Ouvindo :: Hotel Yorba, White Stripes.

OBS: Ah, sobre a 7MM, alguma coisa onde você diz pelo menos 5 vezes em vários pontos do trajeto: "Agora vem a parte mais difícil."
Só pode ser algo muito legal. Ano que vem estou de volta! 8MM, me aguarde!


:: Rabiscos de cela:
- Israel Son - 19:37




rene.borges@globo.com This page is powered by Blogger.