quarta-feira, outubro 22, 2003

Grande nota desgraçada.



Alguém já ouviu aquela piada do mineiro que acha uma lâmpada com um gênio dentro e este, pra variar, lhe concede 3 pedidos. Aí o mineiro pede, 2 queijos-minas e um monte de dinheiro. Curioso o gênio pergunta: "Por que pediu queijo 2 vezes?" e o mineiro dando uma risadinha tímida responde: porque fiquei com vergonha de pedir 3. Eu garanto que a piada fica mais engraçada quando contada em tom e ritmo adequados (se tiver sotaque então..). Dei esse exemplo, porque acho que todo mundo (sem exageros, TODO MUNDO), já pensou quais seriam seus 3 desejos se, algum dia tivessem esfregado um "bule" velho daqueles e libertado um homem-fumaça com cabelo estranho (ou chapéu..sei lá), que lhe concederia 3 pedidos como prova de gratidão.
Creio que poucos se contentaram em pensar somente em 3 coisas simples como "drogas, sexo e rock n' roll" (que original), ou "dinheiro, mulheres e queijo-minas?"...algo do tipo. Mas outros, mais gananciosos (como eu), se perguntaram "Mas o que são TRÊS pedidos?". Talvez o meu primeiro desejo pudesse ser: mulheres ricas que saibam fazer queijo-minas! Pronto, já economizei 2 pedidos... Ou então, o que todo mundo certamente já pensou "Quero mais 100 pedidos". E aí, como fica?
Mas eu não acho que um gênio com uns 5 mil anos de idade, e toda sua experiência de vida seria tão ingênuo ao ponto de não ter bolado algo decente, que evitasse essas "malandragens". Certamente há um Estatuto do Gênio onde aparece "Item 3.24-2: Uma pêssoa (português antigo) física recebe o direito de fazer 3 pedidos estrictamente, pois transcendência desse limite acarretaria numa néo-escravidão do recém-libertado gênio.". E além desse estatuto, deve haver também um Edital de Desejos, onde estão especificando quais são os nossos "direitos legais" de pedido e tal. É claro que ninguém tem paciência pra ler essa porcariada toda, então é mais fácil não complicar e pedir logo "Mulheres, dinheiro e queijo-minas" ao invés das "mulheres ricas que saibam fazer queijo."
Mas o objetivo principal do post nem é falar de gênios e pedidos, até porque o Aladdin já achou a lâmpada e não acredito que existam 2 daquelas...
Eu vim reclamar das notas de 50 reais ("ahn? bebeu?"). Sério, que nota mais inútil (mais inútil que a nota de 50 só a de 100 reais, mas essa ninguém viu, não acho que exista). O que uma pessoa humilde como consegue fazer com uma nota de 50 reais?? Não dá pra pegar ônibus; não dá pra comprar água; não dá pra tirar xerox; não dá pra comprar salgado na padaria e mais um monte de coisas porque ninguém tem troco pra 50 reais! Não dá pra comprar paçoca com 50 reais! Pra que serve uma nota se eu não consigo comprar paçoca com ela? Eu detesto e condeno a nota de 50 reais... Por isso escrevi esse post todo, porque se um dia eu encontrar uma lâmpada mágica: Oh, sr.Gênio, meu primeiro pedido é ter muito dinheiro. Mas, se não for pedir muito, tudo em notas de 10!



:: Ouvindo :: Iron Man, Black Sabbath.

:: Rabiscos de cela:
- Israel Son - 17:09




rene.borges@globo.com This page is powered by Blogger.